Blitz do Maio Amarelo em bar teve participação da “morte”

Este ano o slogan do Maio Amarelo é “No trânsito o sentido é a vida” – Foto: Divulgação

Um ator vestido de “morte” fez parte da blitz educativa “Se liga no trânsito”, realizada na noite de quinta-feira (09), no Bar Sexta Aula, próximo de uma da faculdade. A ação, que faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo, teve a participação da Diretran, Fundação Cultural, Clube da Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, 8ª Ciretran e Polícia Militar.

A blitz atingiu 143 pessoas, das quais 100 aceitaram fazer o exame etilométrico que afere a quantidade de álcool no organismo. “Agradecemos ao proprietário do estabelecimento que permitiu a realização desta ação educativa e lúdica que atingiu especialmente o público jovem”, destacou Paula Emanuela Félix, do setor de educação para o trânsito da Diretran. Ela lembra que grande parte dos acidentes tem como causa a embriaguez de condutores.

A equipe do Maio Amarelo lamentou, porém, o fato de dois estabelecimentos da área central terem recusado a realização da blitz. “É lamentável que uma ação de conscientização e até descontraída, onde o município coloca até mesmo servidores fora de horário de expediente, não tenha a colaboração de algumas pessoas, principalmente considerando o alto índice de acidentes de trânsito com vítimas que a cidade registra”, observou a servidora.

O tenente Duarte, da Polícia Militar, ressaltou que diante da falta de colaboração da comunidade, as ações educativas, de caráter voluntário, tendem a perder espaço para as fiscalizações. “Se as ações de cunho educativo encontram resistência, a alternativa que se apresenta é a fiscalização no trânsito para fazer cumprir a lei, pois diante da preocupante realidade do nosso trânsito deixar de agir é uma irresponsabilidade”, frisou o policial.

Este ano o slogan do Maio Amarelo é “No trânsito o sentido é a vida”, voltado a conscientizar que todos estão inseridos no trânsito, seja como pedestre ou condutor de qualquer tipo de veículo. Na próxima semana, de 13 a 17 de maio, estão programadas ações voltadas a pedestres na área central, sempre das 11 às 12 horas.