Saúde realiza novo levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti

O LIRA é feito por amostragem e por isso não são visitados todos os imóveis – Foto: Divulgação

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram nesta segunda-feira (22) mais um Levantamento de Índice (LIRA) de infestação do mosquito Aedes aegypti. Para a averiguação a cidade foi dividida em 36 localidades e o resultado deverá ser divulgado na sexta-feira (26).

LIRA é feito por amostragem e por isso não são visitados todos os imóveis. “A cidade é dividida em regiões, onde são sorteadas quadras e nessas quadras coletadas amostras”, explica o coordenador do Comitê Gestor, Carlos Bezerra. Ele pede a colaboração da população, já que em alguns locais os agentes encontram dificuldades para fazer o trabalho em razão da resistência de moradores.

A amostragem tem valor estatístico e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. “Além da infestação do vetor, o Lira aponta os tipos de criadouros e de imóveis onde ele é encontrado”, afirma Bezerra.

No LIRA realizado no mês de maio foi constatado um índice de 5,40 por cento de infestação, o que é considerado alto, tendo em vista que o aceitável como ideal pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento. “Se a população não fizer sua parte eliminando recipientes que acumulam água não tem como vencer essa batalha”, adverte Bezerra, ao lembrar que a cidade está em epidemia de dengue, com 323 casos positivos.