Saúde realiza campanha preventiva para mulheres neste sábado

No próximo sábado, dia 25, oito Unidades de Saúde vão atender das 13 às 17 horas para mais uma campanha de exames preventivos do câncer do colo uterino e de mama. O atendimento será nas UBS Cohapar, Pio XII, Lar Paraná (Vila Cândida), Copacabana, Modelo, Avelino Piacentini, Fortunato Perdoncini e Centro Social Urbano (Avenida Afonso Botelho).

Para o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Os documentos exigidos são CPF e cartão SUS.

“É mais uma oportunidade para quem não consegue ir nas UBS durante a semana”, explica a gerente da Atenção Básica, Suelen Lima, ao lembrar que o tratamento desses tipos de cânceres é mais eficiente e em menos tempo quando descobertos precocemente. A Secretaria de Saúde também iniciou este ano uma campanha com empresas para prestar atendimento às funcionárias nos locais de trabalho.