Região tem duas mortes por gripe e cobertura está baixa

A preocupação aumenta por conta da baixa cobertura vacinal. – Foto: Divulgação

Duas pessoas da região da Comcam morreram por Influenza A (H1N1). Os pacientes eram moradores de Campina da Lagoa e Moreira Sales, e tinham 36 e 44 anos. Em todo o Paraná, foram registrados 33 novos casos de gripe em uma semana, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), nesta quarta-feira (15).

Foram confirmadas ainda mais nove mortes pela doença no estado no mesmo período, elevando para 19 mortes por Influenza A desde o início do ano. A preocupação aumenta por conta da baixa cobertura vacinal.

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Siqueira espera que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação. “Infelizmente duas pessoas da nossa região acabaram morrendo. Ainda assim, a cobertura que começou bem, está em baixa, inclusive entre os professores que devem ser vacinados também”, disse ele.

De acordo com Siqueira, a Regional de Saúde vai intensificar a campanha até o fim do mês. “Como a campanha de vacinação termina no dia 31, vamos intensificar as ações, nas escolas e orientando as pessoas que fazem parte do público-alvo a procurar as unidades de saúde”, alerta.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.