Feder afirma que educação paranaense tem tudo para melhorar

Secretário Renato Feder com representantes da Codecam – Foto: Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão – CODECAM recebeu na manhã desta sexta feira (17/05), na ACICAM, o secretário estadual de Educação, Renato Feder.

Na reunião, o secretário falou sobre os desafios que tem enfrentado para gerir a educação paranaense, assim como as práticas que já implantou à frente da secretaria para melhorar a educação paranaense.

Indagado a respeito do que presente fazer para aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas estaduais de Campo Mourão e região, o secretário informou que, por meio da Prova Paraná buscará medir as principais deficiências dos alunos e que, por meio de tutorias executadas pelos Núcleos Regionais de Ensino e outras ferramentas, gradativamente, o aprendizado dos alunos melhorará. Segundo Feder, estas providências, dentre outras, reforçarão os índices das escolas paranaenses e colocarão o IDEB das escolas do Paraná entre as melhores do país.

O secretário Renato Feder também se mostrou muito otimista com o engajamento dos núcleos regionais, diretores e professores da região às propostas de melhoria apresentadas pela secretaria estadual de educação.

Para o coordenador da Câmara de Educação e Empreendedorismo, o empresário Ater Cristófoli, a discussão de estratégias que melhorem o ensino é salutar, uma vez que, sem educação não há desenvolvimento econômico ou social. Cristófoli também destacou que os propósitos estaduais se alinham às ações e aos objetivos da Câmara Temática de Educação, que, por meio do Projeto “Juntos Educar” tem buscado elevar o IDEB das escolas municipais de Campo Mourão. A meta é a de atingir o IDEB 8,0 até 2024 e de 9,5 até 2030, explicou.

Para Newton Leal, presidente do CODECAM, a vinda do secretário a Campo Mourão, atendendo ao convite do Conselho, reforça os vínculos entre a sociedade civil mouraoense e o Poder Público.

Segundo Leal, é necessário planejar a educação hoje. Este planejamento garantirá melhor formação para crianças e jovens, atuais e futuros, que serão os empreendedores do desenvolvimento do município em no máximo cinco ou dez anos, sentenciou.

O presidente informou ainda que o CODECAM já convidou vários secretários estaduais e que outras reuniões iguais à ocorrida hoje, ocorrerão nos próximos meses. O objetivo do Conselho é conhecer as ações que o governo estadual pretende realizar em Campo Mourão e região, finalizou.