Luta contra a AIDS tem campanha nesta sexta-feira

Está sendo realizada nesta sexta-feira, 1º, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Campo Mourão,  uma importante ação de combate a AIDS. A campanha, denominada “Campanha de Carnaval 2019 – Sou Mais Indetectável”, é alusiva ao período, e dará continuidade a ações relativas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, lembrado sempre no dia 1º de dezembro de cada ano. O público prioritário a ser atendido é a população masculina, com idade entre 25 e 29 anos. Estarão sendo realizados testes rápidos.

A Coordenadora da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Campo Mourão, Suelen de Lima, disse que só em 2018 foram 47 novos casos, com um decréscimo da detecção do número de casos em relação a outros anos.

“Acreditamos que com todo o trabalho realizado no ano passado, com palestras e outras atividades, colaboramos muito para a diminuição desta taxa de casos”, afirma.

AIDS

A maior concentração dos casos de AIDS no Brasil foi observada nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos, em ambos os sexos. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,6% do sexo masculino e, entre as mulheres 48,7% do total de casos registrados de 1980 a junho de 2018 (BRASIL, 2018).

HIPERDIA

Foi realizada na terça reunião da equipe do Programa Hiperdia, na Unidade Básica de Saúde do Damferi. O tema do mês foi “Saúde Bucal”, onde as orientações foram proferidas pelo dentista Alexandre Sarpi e pela enfermeira Danielli Santoro. Após a reunião, atendimentos a pacientes que estavam presentes foram realizados pelo médico Lucas Yamada.