Acadêmico do Integrado escreve livro sobre evolução do Direito Penal

Lançamento do livro está previsto para ocorrer nos próximos dias – Foto: Arquivo/Integrado

O acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, Gabriel Carvalho dos Santos, está prestes a lançar o seu primeiro livro na área. O estudante, que está no 7º período, é o autor do livro "Os Objetivos da Pena no Direito Penal Contemporâneo – Novos tempos, velhos conflitos", que será lançado pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

De acordo com o estudante Gabriel Carvalho dos Santos, a ideia inicial surgiu de um Projeto de Iniciação Científica, fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Centro Universitário Integrado,
orientado pela docente da disciplina Direito Penal da Instituição, Bruna Azevedo de Castro. “No término de 2018, a Editora expressou o interesse na temática e, a partir desse convite, começou a estruturação da ideia para adaptar o artigo em um livro”, comenta Santos.

O livro, que está em processo de lançamento, mostra as constantes evoluções do Direito Penal através da história. “Ele vem apresentar as evoluções sofridas pelo Direito Penal, analisando que, após um longo processo histórico, a humanidade vem demonstrando características presentes em tempos remotos. Portanto, pautado na estruturação da pena e na gama de princípios constitucionais, o objetivo do livro é estruturar novas perspectivas contemporâneas para a punição”, garante Santos.

Para o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, Robervani Pierin do Prado, a iniciativa do acadêmico é um exemplo a ser seguido. “Gabriel demonstrou muita dedicação e apreço pelo conhecimento científico. A publicação, que também é fruto da professora Bruna de Azevedo Castro, demonstra uma das características principais da Instituição, que tem apoiado as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que contribui de modo decisivo para aprofundamento do conhecimento e, então, formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. Nós ficamos muito orgulhosos e aproveitamos para felicitar os dois”,diz Prado.

Estar inserido nesse processo de pesquisa é de extrema importância para os estudantes, contribuindo de forma pessoal, acadêmica e profissional. "Realizar todo o processo de escrita e estar inserido nas entrelinhas da pena, ainda na faculdade, é algo de grande importância para permitir uma nova formatação científica e também acadêmica, em razão de poder estudar sobre a temática de uma forma mais aprofundada e analítica", destaca Santos. Além disso, há ainda a contribuição para a sociedade, proporcionando que o leitor estruture críticas e reflexões durante a leitura.

O lançamento do livro será nos próximos dias, assim como está em processo de finalização a parte da comercialização. Está previsto um lançamento no Centro Universitário Integrado, além da compra de exemplares que ficarão disponíveis para os acadêmicos, através da Biblioteca. “Assim, tanto os acadêmicos quanto professores e comunidade em geral poderão ter acesso aos exemplares”, destaca Santos.