Capacitação sobre a Hanseníase e Tuberculose para profissionais da saúde

Participaram da capacitação, profissionais médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família – Foto: Divulgação

Profissionais médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família receberam ontem, uma capacitação sobre a Hanseníase e a Tuberculose. A qualificação tem o objetivo de descentralizar esses serviços, realizar a detecção precoce de casos e interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças. Estiveram palestrando as profissionais médicas Patrícia Wierzchon Lopes (dermatologista) e Jamile Abdala (infectologista).

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina; sudorese noturna; emagrecimento; cansaço/fadiga.

Já a hanseníase é uma doença crônica e transmissível que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com um alto poder incapacitante. Os principais sintomas são manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular.

PROVIDÊNCIAS 

A Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Saúde, recomenda que se alguém apresentar qualquer destes sintomas poderá procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar os exames diagnósticos.