Último dia para evitar cancelamento de título movimenta Cartório Eleitoral

Muita gente procurou o Cartório Eleitoral hoje para evitar o cancelamento do título – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

O Cartório Eleitoral da comarca de Campo Mourão está bastante movimentado desde o momento em que iniciou o atendimento no início da tarde desta segunda-feira (6). O movimento acontece porque hoje termina o prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título.

Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.

A chefe do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bisi disse que havia fila no momento em que os funcionários chegaram para trabalhar, ao meio-dia. “Nos últimos dias foi até tranquilo, mas hoje a procura tem sido grande, demonstrando que muita gente ainda deixa para a última hora. As 11 horas já havia fila de espera”, afirma ela. O atendimento ao público segue até as 19 horas.

Segundo informações do TSE, mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a pendência. Desse total, apenas 93.702 regularizaram a situação desde o início do prazo, no início de março.

Sueli explica que o cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. “A pessoa fica impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público, além de outros impedimentos, como obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.”

Os números dos títulos cancelados começarão a ser divulgados em 24 de maio. O eleitor Ricardo Lemes, de 33 anos, deixou de votar apenas na última eleição, mas foi ao Cartório Eleitoral regularizar a situação. “Viajei no dia da eleição e não pude votar, por isso vim fazer a justificativa”, afirmou.