Acamdoze em parceria com Uvepar promove 1º Ciclo de Capacitação

Uma reunião na manhã desta quarta-feira, na sede da Acamdoze, entre membros da diretoria, acertou os detalhes do eventos – Foto: Divulgação

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) em parceria com a União de Câmaras de Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), e Instituto Paranaense de Direito (Iprade), realiza na próxima quarta-feira (29), em Campo Mourão, o 1º Ciclo de Capacitação para a Cidadania. Uma vasta programação será realizada durante todo o dia na sede da entidade com temas de grande relevância. A abertura será às 8 horas e encerramento às 17 horas.

Uma reunião na manhã dessa quarta-feira (22) entre membros da diretoria, na sede da Acamdoze, acertou os últimos detalhes para a capacitação. “Será um evento de extrema importância com assuntos muito relevantes a toda a classe”, comentou o presidente da Acamdoze, Valdir Hermes da Silva, vereador de Engenheiro Beltrão.

Para se ter ideia, entre os temas do debate está o que vai abordar a Reforma Política e as perspectivas jurídicas para as Eleições de 2020. O presidente do Iprade, Orlando Moisés Fischer Pessuti, e consultor jurídico da UVB,   Anderson Alarcon, irão discorrer sobre o assunto. “Os vereadores poderão esclarecer várias dúvidas sobre a reforma política e o que muda para as eleições municipais do próximo ano, será um momento único a todos os participantes”, comentou a vice-presidente da Acamdoze, Nelita Piacentini, vereadora de Campo Mourão.

A capacitação não terá custo aos vereadores. E tanto Câmaras filiadas como não filiadas podem participar. Um grande número de vereadores é esperando para o evento. “Muita gente costuma dizer que a Acamdoze não tem nada a oferecer, mas temos sim, prova disso é este grande evento que vamos promover”, ressaltou o presidente da entidade.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da Uvepar (www.uvepar.com.br/site/inscricao_curso/12291). A inscrição será um quilo de alimento não perecível, que serão repassados posteriormente pela Acamdoze a alguma entidade assistencial de Campo Mourão.

O público alvo do ciclo são legisladores, gestores, assessores e servidores das câmaras municipais, das entidades estaduais e representantes dos poderes executivos, bem como secretários municipais e diretores de escolas da rede pública do Estado do Paraná. Representantes da sociedade civil organizada, como OAB, Associação Comercial e Universidades também estão sendo convidados para o encontro.

Programação completa do evento

29/05 – Quarta-Feira

08:00h – Credenciamento e Abertura da sala

 

09:00h – Solenidade de abertura (fala de Autoridades locais)

09:30h – 1º PAINEL – UVEPAR

Recuperação Fiscal e Financeira dos Estados a partir da reforma da estrutura da máquina pública no Brasil e o Novo conceito de Gestão eficiente para os Municípios e Valorização do Legislativo e o que nos espera para 2020

Expositor: Júlio César Makuch (Presidente da UVEPAR)

11:00h – 2º PAINEL – TRE/Escola Judiciária Eleitoral

Projetos do programa “Educação para a Cidadania” da EJE/TRE/PR, Parlamento Jovem, Eleitor do Futuro e Tribunal Eleitoral Jovem

Expositora: Mary Natsue Ogawa

12:00h – ALMOÇO

13:30h – 3º PAINEL – ALEP/Escola do Legislativo

O papel do Poder Legislativo na Educação Cidadã

Expositora: Roberta Picussa

14:30h – 4º PAINEL –  IPRADE (Instituto Paranaense de Direito Eleitoral)

Reforma Política e as perspectivas jurídicas para as Eleições de 2020

Expositor: Orlando Moisés Fischer Pessuti (Presidente do IPRADE)

Anderson Alarcon (Consultor Jurídico da UVB)

16:00h – INTERVALO

16:15h – 5º PAINEL –  Ministério Público

Competências Institucionais e o seu papel na sociedade

17:00h – 6º PAINEL – UVEPAR

Portais da transparência, Improbidade administrativa, Lei nº 13.655 – Lei de Segurança Jurídica e eficiência da Administração

Expositor: Paulo Guedes (Coord. Acadêmico da UVEPAR)

18:00h – ENCERRAMENTO