Filho de policial morto: advogado fala em tragédia e legítima defesa

Advogado Gustavo afirma que Ricardo Casarin não saiu de casa para matar ninguém – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com
O advogado Gustavo Ferreira Dias, defensor do jovem Ricardo Cordeiro Casarin, 24 anos, autor das facadas que mataram Matheus Jackowski Monteiro da Silva, 21 anos, lamentou o que considerou uma grande tragédia, mas disse que seu cliente agiu em legitima defesa. O crime ocorreu no dia 14 de maio e, além de Monteiro, filho de um policial militar, outro jovem ficou ferido.
“O que aconteceu naquela fatídica segunda-feira foi uma tragédia, porém o que precisa ser informado é que o Ricardo não saiu naquela noite com o intuito de matar ninguém, apenas saiu em defesa de uns amigos. É um rapaz trabalhador e bem quisto no local de trabalho e pelos amigos, tanto que naquela noite, mesmo de folga, foi chamado para ajudar no bar”, relatou o advogado.
Conforme as informações, a faca usada no crime, ele pegou na cozinha do seu local de trabalho. Ferreira afirma que Casarin só pegou a arma para se defender. “Ele foi atacado por quatro pessoas, que estavam armadas, inclusive com uma tonfa de uso militar e um facão, conforme consta no inquérito policial. Foi derrubado ao chão e agredido, ficando com um corte na testa e o nariz quebrado. Assim que outra pessoa chegou para apaziguar, ele conseguir pegar a faca, quando acabou atingindo o Matheus. Como disse, uma triste fatalidade”, lamenta o advogado.
A confusão, segundo Ferreira, começou por conta de uma negociação por drogas, envolvendo um amigo de Casarin. Ao sair em defesa do amigo, ele acabou virando alvo dos agressores, que foram até um carro e voltaram armados com um tonfa e um facão.
“Naquele dia, se fôssemos travar um juízo de valor, de quem estava mais instrumentalizado para o cometimento de um crime, por óbvio que o outro lado estava em vantagem. A faca de cozinha foi apenas um subterfúgio que ele usou de última hora para cessar as agressões. O que precisa ficar esclarecido é que o Ricardo não é nenhum assassino, como estão pintando ai na sociedade, por isso estou de consciência tranquila para realizar a sua defesa, ciente que naquele dia ele agiu em legitima defesa.”