Cmeg desenvolve projeto na Pousada A Fazendinha

Na manhã desta terça-feira (14/11), a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg) realizou, na Pousada “A Fazendinha”, mais uma edição do projeto “Visitas que Aprendem, Histórias que Surpreendem”. Cerca de 30 integrantes da entidade e convidados, liderados pela presidente da entidade empresarial feminina, Ester Piacentini, participaram da atividade.

A caravana foi recepcionada pela proprietária da Pousada A Fazendinha, Iracema Daleffe, que conquistou o Prêmio Empreendedora Destaque/2012 (outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio e pela Câmara da Mulher Empreendedora do Paraná). Na chegada, o grupo participou de um café da manhã.

A programação incluiu ainda uma visita às instalações da pousada localizada no quilômetro 10 da rodovia Campo Mourão-Goioerê (BR272) e o ponto alto foi o depoimento prestado por Iracema Daleffe, que falou sobre o surgimento do empreendimento e a estrutura disponibilizada atualmente para os hóspedes. Também discorreu sobre os planos para o futuro. Em outubro do ano passado, a Pousada A Fazendinha – empreendimento voltado ao turismo rural pioneiro no Município – completou 20 anos.

A Fazendinha

O turismo rural ainda era novidade quando Iracema Tavares Daleffe deu início a atividades. A propriedade rural inicialmente funcionou como recanto de lazer para a família e amigos. Com a procura espontânea de pessoas que lá gostariam de se hospedar, a empresária decidiu dedicar-se a atividade turística e realizou uma viagem a Lages (Santa Catarina), onde pode verificar o potencial de sua propriedade e as adaptações que seriam necessárias realizar.

As acomodações eram poucas no início, mas a beleza do local e a qualidade do atendimento oferecido atraíram cada vez mais turistas, levando os proprietários a realizar constantes ampliações. Inicialmente o lote total era de cinco alqueires, hoje são 35. O empreendimento turístico e de lazer recebe hóspedes de todo o país e de muitos países. O complexo dispõe de sólida infraestrutura para atender seus hóspedes e visitantes.

Entre os incentivadores da transformação do recanto familiar em pousada, Iracema Daleffe destaca o professor Jacó Gimenez, atual presidente da Paraná Turismo e que foi o percursor do turismo regional e principal incentivador do turismo gastronômico em todo o Vale do Piquirivaí.

Casada com o empresário Denir Daleffe (sócio proprietário da Auto Peças Cometa), Iracema Daleffe comanda pessoalmente a Pousada A Fazendinha. O casal tem três filhos: o advogado Adriano Daleffe, a pedagoga Simone e a odontóloga Gisele (que reside na Itália). Antes de empreender no turismo, a empresária teve loja de confecções e panificadora. Iracema Daleffe foi a quarta empresária de Campo Mourão a conquistar o Prêmio Empreendedora Destaque. Entre os critérios adotados para as indicações ao prêmio estão o sucesso profissional, reconhecimento da comunidade, inovação, determinação e criatividade.