Mostra Cultural começa domingo na praça São José

Coral Sanepar se apresenta em Maringá e Paranavaí – Foto: Divulgação

Outra atração da programação do projeto Campo Mourão – Cidade Natal/2018 é a Mostra Cultural, que começa no próximo domingo (9/12) e vai se estender até o próximo dia 21, na praça São José. Todas as atividades serão gratuitas e a programação inclui apresentações dos mais variados gêneros e estilos.

A abertura será domingo (dia 9) com concerto do Coral Sanepar, das 20 às 21h30. Composto por cerca de 20 colaboradores e aposentados da Companhia de Saneamento do Paraná, que são acompanhados por músicos profissionais na bateria, baixo e violão, o grupo tem a regência da maestrina curitibana Cristiane Alexandre e do maestro Dirceu Saggin.

A marca do coral, que tem 35 anos, é a riqueza de sons e ritmos. O repertório alusivo à época natalina terá músicas como Jingle Bell Rock, Mary Cristo e Quando o Natal Chegar. Ele também inclui sucessos da Música Popular Brasileira, como Disparada, Um Violeiro Toca e Na Tocando em Frente, sucessos que arrancam aplausos a cada apresentação.

Para o dia 10 (segunda-feira), a atração é a Mostra de Coreografias de Dança (das 20 às 22h15). Já para o dia 11 (terça-feira) serão duas atrações: das 20 às 21 horas – Baile de Máscaras (com o Ballet Educere e o Projeto Movimento); das 21h15min às 22h15 min – Apresentação do Grupo Folclórico Vesná. Fundado na década de 70, na cidade de Roncador, o grupo cultiva as tradições da comunidade ucraniana através das danças folclóricas, coral cênico, artesanato, teatro e língua ucraniana. Atualmente, o Vesná conta com mais de 180 integrantes, com idades entre 4 e 70 anos.

Outras duas atrações constam da programação da Mostra Cultural para o dia 12 (quarta-feira): 20 às 21 horas – Noite Brasileira (repertório com artista da MPB – Grupo Timbó); 21h15min às 22h15 min – Apresentação Musical de Hip-Hop (Original Rap Nacional Paranaense – MC Careca e convidados).

No dia 13 (quinta-feira) acontece a apresentação Música Instrumental de Improviso Livre – projeto AMSH (20 às 21 horas) e Show Musical “O Bom e o Novo Rock n’Roll”, com a Banda Sem Base (21h15min às 22h15min).

A programação do dia 14 (sexta-feira) será aberta com o Show de Prêmios do Hospital Santa Casa (18 às 20 horas). A partir das 20 horas acontece o espetáculo de dança “Cinema da Ponta do Pé”, com o Estúdio de Dança Janine Silva.

SEGUNDA SEMANA

A programação da segunda semana da Mostra Cultural será aberta no dia 17 com a realização de Mostra de Corais (das 20h às 22h15min), sob a coordenação da professora Daiane/Casa da Música. Já no dia 18 será realizado o Espetáculo de Danças Folclóricas (com música ao vivo), incluindo danças populares do Nordeste e também dos estados do Pará e do Paraná (20h às 22h15min).

Para o dia 19 está agendado show de música com instrumentos de sopro e percussão pela Banda Municipal (20 às 21 horas) e a apresentação da Orquestra Viola do Campo – “Viola Viva, Viva Viola” (21h15m às 22h15min). No dia 20 apresenta-se a Trupe do Circo Fundacam (20 às 21 horas) e o Grand Class Estúdio de Dança e amigos convidados (21h15min às 22h15min).

O encerramento da Mostra Cultura do projeto Campo Mourão – Cidade Natal será no dia 21 com a apresentação da Orquestra Filarmônica Antífona Wave Station (das 20 horas às 22h15min). No dia 22 será reapresentado o cortejo natalino pela avenida Irmãos Pereira (com cerca de 500 figurantes divididos em mais de 30 alas, além de 12 carros alegóricos) e o espetáculo “Um Presente de Natal” na praça São José.

LEI ROUANET

Também a Mostra Cultural acontece através da Lei Rouanet/Ministério da Cultura, que viabilizou a captação de recursos (através de renúncia fiscal) junto a empresas. A executora do projeto é a Associação Sou Arte, que tem o apoio da Prefeitura, Associação Comercial e Industrial (Acicam), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Conta ainda com o patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Sanepar, Condor Hipermercado, Fertipar Fertilizantes, Paraná Supermercados, Super Muffato, Seleta Ambiental e Unimed.