Combate a dengue: Mais de 60 toneladas de lixo são retirados dos bairros de CM
Foi concluído nesta segunda-feira (14), o mutirão de combate a dengue iniciado na sexta (11), nos jardins Damferi, Barleta e Acácias. Foram retiradas cerca de 65 toneladas (17 caminhões) de lixo e outros recipientes que acumulam água colocados na frente das residências numa área de 70 quarteirões.
Um novo mutirão já está agendado para a próxima sexta-feira (18), desta vez no Conjunto Milton Luiz Pereira (Cohapar) e Parque Verde. Nesta terça-feira (15), agentes de endemias vão panfletar as residências daquela área orientando sobre os tipos de materiais que devem ser colocados na frente das casas.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra, o mutirão vai dedicar atenção especial onde existia a Vila São Francisco de Assis. “Recebemos muitas denúncias da população de que esse local tornou-se área de descarte de materiais que são potenciais criadouros do mosquito da dengue”, ressalta Bezerra, ao lembrar que em caso de chuva, o trabalho será realizado no primeiro dia que o clima permitir.
Bezerra reforça que não é necessário as pessoas esperarem o mutirão para limparem os quintais. “Isso deve se tornar um hábito para que possamos combater de vez essas doenças. Onde já passou o mutirão, a população deve manter o quintal limpo, aproveitar a coleta seletiva e não descartar materiais nas vias públicas”, ressalta, ao salientar que o mutirão não recolhe móveis ou equipamentos eletrônicos.
Além da Secretaria Municipal da Saúde, estão envolvidas no mutirão as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Fiscalização e a Associação de Moradores do Cohapar. Segundo Bezerra, ajuda voluntária também é bem vinda. O mutirão de sexta-feira será iniciado na Rua dos Papagaios, nos fundos do Conjunto Cohapar.