Colocando a fé em ação
Dedicada a orar e proferir revelações que diz receber do próprio Deus, Luzia de Lurdes Alves Roque (a irmã Luzia) mora na região do Lar Paraná há 17 anos. Filha de José Benedito Alves e Benedita Maria Alves nasceu em uma fazenda no município paulista de Pedregulho, em 17 de novembro de 1950. Sua história de vida cristã começou cedo a partir da história de sua mãe que cega, teve nove filhos, sendo três mulheres e seis homens.
Um dia, quando Luzia tinha oito anos e sua família morava no município de Aramina/SP (divisa com Minas Gerais), uma vizinha de fazenda convidou a mãe de Luzia para ir à igreja. E era uma dificuldade para ela, cega de nascença, andar a pé por 12 a 13 quilômetros. Mas ela aceitou e contou com a ajuda daquela vizinha que dizia haver uma benção para ela na igreja.
Chegando lá, Luzia conta que sua mãe cultuou com os evangélicos da igreja Assembleia de Deus e aceitou publicamente Jesus como seu senhor e salvador. Ela já estava indo embora quando, no segundo degrau, começou a enxergar e gritar para alegria e festa dos evangélicos que voltaram com ela para dentro da igreja, agora para agradecer pelo milagre. Luzia lembra que naquela noite aquele não foi o único milagre. Segundo ela, dois irmãos, gêmeos, surdos e mudos passaram e ouvir e falar e uma mulher que tinha uma agulha no joelho por obra de feitiçaria também foi curada: a agulha saiu e o joelho desinchou.
A mãe de Luzia passar a enxergar significou a conversão de toda família à religião evangélica. A começar pelo pai de Luzia que segundo ela, bebia, fumava e jogava baralho até aquele dia para nunca mais. Luzia conta que quando viu a esposa chegar a casa enxergando e acordando a todos, José de início não acreditou, mas em seguida converteu-se.
Já na adolescência Luzia percebia o dom de revelação que a acompanhava. Aos 12 anos Luzia morava em Pontal/SP, começou a trabalhar como babá e permaneceu trabalhando em casa de família até os 22 anos quando se casou. Teve no casamento quatro filhos e por consequência dele 10 netos. Morou naquela cidade mais de dez anos, depois mudou-se para Jundiaí e em seguida para Sertãozinho, de onde rumou para Campo Mourão desde 1996. Todo esse período foi de muita revelação com as pessoas procurando Luzia em sua casa para orar e saber o que Deus lhes revelaria.
Luzia conta que foram muitas revelações mas lembra especialmente de um rapaz que estava sem emprego e perspectiva de vida a quem foi revelado que Deus abriria as portas do emprego e de negócios que o levariam a uma posição destacada. As previsões se confirmaram e ele ainda se tornou pastor além de empresário.
Também foram várias as revelações de que a pessoa devia achegar-se a Deus por ter pouco tempo de vida e elas também se confirmaram. Hoje quando vai a São Paulo na casa dos filhos, sua chegada é logo anunciada no rádio e dezenas de pessoas vão procurar Luzia na casa do filho em que estiver. As pessoas querem oração e querem saber o que Deus tem para lhes dizer. Em São Paulo ou aqui tem sido sempre assim.
O tempo de Luzia é divido entre os pães de queijo que prepara para o marido vender e os pedidos de orações que recebe em sua casa, onde atende mensalmente a centenas de pessoas.