Canil do 11º BPM retoma atividades em C. Mourão

As atividades foram retomadas inicialmente na 2ª Cia com os cães irmãos Xerife e Radar, – Foto: Divulgação

Após diversas reivindicações por meio de proposições na Câmara de Vereadores pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (CIDADANIA), a implantação de um Canil Setorial no quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar sediado em Campo Mourão foi realizada pelo Governo do Estado do Paraná.

No ano de 2018, Jardim apresentou Requerimento na Câmara solicitando ao Governo do Estado e ao Comando Geral da Polícia Militar do Paraná a retomada das atividades do canil setorial em nosso município, e recentemente, no mês de maio deste ano, o Vereador reiterou seu pedido em forma de Indicação, em sua justificativa destacou a crescente criminalidade e a necessidade de contribuir para a melhoria da segurança pública em Campo Mourão dada a localização da cidade em trajetos rodoviários que dão acesso a região de fronteira (principalmente com o Paraguai).

Segundo Jardim, é uma grande conquista para Campo Mourão, “o Canil do 11º Batalhão de Polícia Militar voltou a operar após 10 anos de inatividade, mais um pedido meu foi atendido” salientou o Vereador. A fração passou a contar com atuação em duas frentes, sendo uma na Sede, em Campo Mourão, e outra na 2ª Cia, em Ubiratã. As atividades foram retomadas inicialmente na 2ª Cia com os cães irmãos Xerife e Radar, ambos Pastores Belgas Malinois de 11 meses de vida, os quais estão sendo empregados em ações de Polícia Comunitária, abordagens a indivíduos e estabelecimentos e atividades de faro.

Na sequência, foram retomadas as atividades na sede, também com dois Pastores Belgas Malinois, sendo um deles ainda filhote, Mike, que se encontra em treinamento, e a Flecha, a qual possui 5 anos e integrava o Canil do BOPE, hoje lotada no 11º BPM, a qual também se encontra desempenhando as mesmas ações acima listadas. Dentre as ações já desempenhadas, destacam-se as apresentações nas escolas municipais e estaduais das referidas áreas, as quais despertam bastante interesse dos alunos ao visualizarem ações que, até então, muitas vezes só viram em filmes.

“Proporcionar melhorias ao efetivo do 11º BPM com a instalação do canil e o devido auxílio aos policiais é o objetivo, a modalidade de policiamento com cães é de grande importância para a sociedade e contribuirá para a diminuição dos índices de criminalidade”, explicou Sidnei Jardim.

As apresentações podem ser solicitadas, em suas respectivas áreas, por meio dos contatos telefônicos (44) 3525-3013 em Campo Mourão e região e (44) 3543-5193 em Ubiratã e região, com os militares do Canil, ou presencialmente nos expedientes matinais, de segunda a sexta, das 08h às 11h30, nas Unidades Policiais Militares de Campo Mourão e Ubiratã.

Fonte: Assessoria do Vereador.