Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura lança livro em Campo Mourão
O escritor Paulo Venturelli, um dos ganhadores do prêmio Jabuti 2013 com o livro Visita à Baleia, foi um dos convidados para a Bienal do Livro e Leituras em Campo Mourão. Ele apresentou dois livros e lançou a obra vencedora do prêmio mais importante da literatura brasileira. O lançamento aconteceu no auditório do Senac, na noite de terça-feira, 23.
Visita à Baleia, explica Venturelli, “é uma história baseada num fato real que me aconteceu na infância. Eu, filho de operário, e um dia meu pai chega da fábrica diz: Lá no centro, no terreno da matriz, tem uma baleia, vamos visitar?”. A história se desenvolve em volta da perturbação das pessoas e do menino sobre a baleia em uma cidade sem mar. Além do prêmio Jabuti, o livro foi escolhido o melhor do ano pela Fundação do Rio de Janeiro do Livro Infanto-Juvenil além de melhor ilustração e também recebeu o prêmio de livro do ano pela Revista Crescer.
“Eu fiquei muito feliz com o prêmio, claro. O meu ego inchou, mas faz muito mais sentido se eu puder partilhar este livro com vocês, porque só um livro na estante, não vale nada”, disse o escritor em seu discurso de lançamento. Ele afirma que a leitura e a literatura são os motivos de sua vida. “Eu viajo o país desde meus 14 anos como missionário do livro, porque eu acredito que a leitura pode transformar uma vida, como transformou a minha vida”, diz.
Ainda pela manhã, Venturelli mostrou seu poder de conquistar jovens e adolescentes através do discurso. Os estudantes que assistiam à sua palestra sobre literatura ficaram envolvidos com o assunto ainda nos primeiros minutos de fala. Venturelli mostrou sua paixão incondicional pela literatura em todas as atividades em que participou. “A leitura e a literatura mudaram a minha vida. Eu era um menino tímido e gago, que através do livro me transformei em um professor e escritor”, contou.
“Quando me convidaram para um evento sobre livro e leitura, eu não pestanejei por respeito à leitura. Mais ou menos imaginei o que iria encontrar, mas quando cheguei aqui, eu fiquei embasbacado com a grandiosidade e complexidade do evento”, disse Venturelli, elogiando a organização da Bienal do Livro e Leituras de Campo Mourão. Segundo ele, eventos como a Bienal são capazes sim de promover o acesso a leitura e incentivar as pessoas. “São muitas atrações para todo público e com gente de todo o país. É uma bienal d fôlego em tamanho e principalmente em qualidade” completou.
É possível ler textos de Venturelli no site http://pauloventurelli.com.br/. Os outros livros apresentados foram: O Anjo Rouco e Admirável Ovo Novo. Resumo dos livros, nas palavras de Venturelli:
O Anjo Rouco: “é um suspense, que acontece numa pequena cidade de Santa Catarina, onde eu morava, chamada Brusque. A noite começa a aparecer um ruído estranho e todo mundo interpreta da forma mais diferente possível. Até que um menino muito corajoso, que não sou eu porque eu não teria coragem pra isso, resolve investigar o que é esse barulho. Aí ele acaba encontrando um ser muito estranho, muito misterioso e acaba se relacionando através de uma amizade muito complicada. Porque é amizade com aquele que é totalmente diferente. É uma história de suspense. É o meu livro de maior sucesso e tem mais 70 mil exemplares vendidos”.
Admirável Ovo Novo: “é a história de um pintinho dentro da casca do ovo antes de nascer que fica imaginando como é o mundo. Imaginando como é o papai galo, a mamãe galinha, o que é ninho, o que é tempestade, o que é noite, o que é dia. Quando ele nasce, ele nasce à noite e se decepciona terrivelmente com o mundo. Até que ele conhece um franguinho mais vivido, mais experiente, e esse franguinho vai lhe dar uma bela lição de vida. Daí esse título: Admirável Ovo Novo”.