Prefeitura e Acicam firmam parceria para emissão de Carteira de Trabalho

A parceria tem por finalidade assegurar o atendimento daqueles que necessitam do documento, que é indispensável para ingressar no mercado de trabalho – Foto: Divulgação

Será firmado na manhã desta segunda-feira (3/6) o convênio entre a prefeitura de Campo Mourão e a Associação Comercial e Industrial (Acicam) para que a entidade empresarial passe a emitir Carteira de Trabalho. A solenidade está marcada para às 8 horas, no auditório da Acicam.

A parceria tem por finalidade assegurar o atendimento daqueles que necessitam do documento, que é indispensável para ingressar no mercado de trabalho. Já há alguns anos a emissão de Carteira de Trabalho em Campo Mourão, através do posto mantido pelo governo federal, apresenta problemas. Ora era o único funcionário responsável pelo serviço que está de férias ou de licença, ora era a falta de material ou problemas nos equipamentos de informática. Uma série de problemas vinha afetando o normal funcionamento do serviço, prejudicando os trabalhadores.

Para conseguir a Carteira de Trabalho, muitos mourãoenses estavam recorrendo aos postos de emissão do documento na Agência do Trabalhador de Peabiru ou de Araruna. Chegou a ser denunciado que pessoas perderam vaga no mercado de trabalho em Campo Mourão em razão da falta do documento.

Dois funcionários – um da Acicam e um servidor municipal – passaram por treinamento para prestar o serviço. Há poucos dias, o órgão federal liberou a senha de acesso ao sistema para a emissão de Carteira de Trabalho através da parceria que será assinada nesta segunda pelo prefeito Tauillo Tezelli e o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva.

No passado, a entidade chegou a emitir o documento, através de convênio com o Ministério do Trabalho, também com o objetivo de regularizar o atendimento. A Acicam disponibiliza uma série de serviços à comunidade.