NRE realiza a CONAE – fase intermunicipal na Unespar

O evento deve finalizar suas atividades ainda na tarde desta quarta-feira – Foto: Divulgação

Depois de ser adiada em razão da crise de abastecimento, ocorrida por causa da greve dos caminhoneiros, a CONAE – Conferência Nacional da Educação – fase intermunicipal, está sendo realizada hoje, na Unespar – Campus de Campo Mourão. O evento, que é organizado pelo setor de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação (NRE), deve finalizar suas atividades ainda na tarde desta quarta-feira.

De acordo com o coordenador do evento, professor José Antônio Caetano, o objetivo da conferência é monitorar e avaliar a aplicação do Plano Nacional de Educação (PNE). “É um momento em que toda a comunidade pode verificar como está sendo conduzida a educação escolar em nossa região”, comentou.

Para a chefe do NRE, Rosimeire Aparecida De Caires, a conferência é um espaço para que se propor forma de melhorar aquilo que ainda não está dando certo e reforçar as ações que contribuem para melhorar a educação. “É um evento propício para a participação da sociedade. São, em momentos como estes, que a comunidade pode perceber as conquistas e os desafios” disse.

A Conae 2018 tem como tema principal “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Em 2013 o Paraná realizou 222 conferências municipais, que resultaram em 18 mil emendas debatidas e discutidas em uma conferência estadual com mais de mil participantes, representando a comunidade escolar, movimentos sociais e entidades. Os resultados foram levados para a Conae 2014, e utilizados na composição do PNE.

A Intermunicipal da Conae 2018 deve acontecer nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná durante este mês. A etapa estadual está prevista entre os dias 7 e 9 de agosto, em Curitiba.