Universitário de Direito do Integrado lança livro nesta terça

Livro surge de artigo apresentado em um congresso internacional, em Portugal – Fotot: arquivo/Integrado

Nesta terça-feira (4), o universitário do 7º período do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, Gabriel Carvalho dos Santos, realizará a solenidade de lançamento de um dos seus livros. A obra da área do Direito fala sobre a crise dos refugiados venezuelanos, o preconceito enfrentado por eles e a forma como a sociedade encara essa realidade. O lançamento, que é aberto à comunidade, será realizado às 19h30, no Anfiteatro da Unidade Centro. O livro será vendido no local, para o pagamento em cartão de crédito.

O livro nasceu de um artigo, apresentado no III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Intitulada “A Síndrome de Narciso e a segregação aos refugiados venezuelanos”, a obra possui um tema atual e relevante. O universitário conta que entrou de cabeça no tema justamente quando os conflitos entre brasileiros e venezuelanos entraram em estado crítico, em cidades de Roraima. “O primeiro ponto que eu pensei foi uma forma de crítica à forma como a sociedade encara a questão dos refugiados. O preconceito que alguns possuem em relação a essas pessoas e, até mesmo, a hipocrisia delas em aceitar e apoiar a migração na Europa, mas, quando se trata no próprio país, acham ruim ou agem com violência”, destaca Santos.

De acordo com o universitário, a obra tem uma grande importância por conta da atualidade do tema para os Direitos Humanos. “Levando o tema para o Direito em si, o artigo destaca como o preconceito e a segregação influenciam a sociedade de uma forma geral. Essa é a principal contribuição que o artigo pode deixar”, comenta Santos. O estudante teve o apoio da docente da disciplina de Direito Penal, Bruna Azevedo de Castro, que ajudou no processo de correção do artigo.

CRISE DOS REFUGIADOS

Em 2018, a questão dos refugiados ganhou destaque nos noticiários nacionais e internacionais. Na Europa, a crise dos refugiados de países em guerra ganhou o mundo. No Brasil, o tema ganhou destaque quando refugiados na Venezuela começaram a migrar para cidades brasileiras na fronteira com Roraima. O conflito, que chegou a registrar agressões e homicídios, está longe de terminar.

Serviço:

Lançamento livro: “A Síndrome de Narciso e a segregação aos refugiados venezuelanos”;

Local: No Anfiteatro da Unidade Centro do Integrado, que fica na Avenida Irmãos Pereira, 670 – Centro – Campo Mourão;

Dia: 04/06/19;

Horário: 19h30