Integrado: Palestra encerra preparação de universitários para Enade 2017

Para finalizar a programação de eventos preparatórios para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os acadêmicos do Centro Universitário Integrado, que vão fazer a prova neste ano, participaram de uma palestra com o professor Nailor Marques, com o tema “Tempos Líquidos: Vantagens Competitivas”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional (NAPI) e ocorreu no auditório do câmpus.

Durante a palestra, o professor Nailor buscou despertar nos universitários o desejo de se reinventarem diante dos desafios propostos pela vida profissional. “Estamos vivendo um tempo que se assemelha a algo líquido, porque se você coloca qualquer pressão sobre ele, o objeto muda de formato, se adapta. Atualmente, as coisas estão assim: hoje é de um jeito, amanhã não é mais. Outro ponto: você não vai ser pago somente pela qualidade do seu serviço, mas boa parte da sua remuneração será pela raridade do seu serviço. Muitos têm qualidade, mas o que distingue você no mercado enquanto raridade?”, questiona o palestrante.

O Enade busca avaliar os cursos superiores no Brasil. Participam da prova os estudantes do último ano de diversas graduações a cada edição. A prova será no próximo dia 26 e vão participar cerca de 180 acadêmicos do Centro Universitário Integrado, dos cursos de Educação Física (licenciatura), Ciências Biológicas (licenciatura), Pedagogia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De acordo com a coordenadora do NAPI, Andrea Valoto, os cursos realizaram diversos momentos preparatórios durante o ano. “Hoje, o nosso fechamento é mais um momento de descontração, motivação e estímulo para a prova, que já está chegando. O professor Nailor tem uma abordagem bem diferenciada e conseguiu motivar a todos para fazer um bom exame”, explica Andrea, assegurando que a nota do Enade não é importante somente para a Instituição, mas também para a vida profissional dos estudantes. “O nome do Centro Universitário estará nos diplomas e o egresso vai carregar isso o resto da vida, sendo sua origem, de onde veio. Se foi formado em uma Instituição com uma boa nota no Enade, consequentemente, terá um melhor reconhecimento pelo mercado de trabalho”, destaca Andrea.

Premiação

Como incentivo aos participantes do exame, o Centro Universitário vai congratular aqueles que obtiverem um bom desempenho na prova. “O melhor de cada turma ganhará um celular smartphone como reconhecimento. Todos os alunos que acertarem mais de 25 questões ganharão uma bolsa integral dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário para iniciar bem a vida de egresso”, anuncia a coordenadora Andrea.