APP Sindicato exige suspensão da distribuição de aulas e governo atende

PP-Sindicato, que não concorda com o fechamento de turmas e turnos. – Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná suspendeu temporariamente o processo de distribuição de aulas, após protesto da APP-Sindicato, que não concorda com o fechamento de turmas e turnos.

O presidente do Sindicato, de Campo Mourão, Ironei de Oliveira disse que a SEED pretende fechar turmas e turnos já liberados, sem nenhum diálogo com a categoria. “Isso vai aumentar muito o número de estudantes por turma, descumprindo a Resolução 4527/2011, sem nenhum debate com o Sindicato”, disse Oliveira.

Segundo ele, o governo publicou a resolução na segunda-feira, mas ontem o Sindicato entrou com recurso na Secretaria de Educação e a distribuição de aulas foi suspensa na manhã de hoje.

“Não sei se o governo vai chegar ao que queremos, que é o não fechamento de turnos e turmas. O Sindicato quer que seja mantido como está. Um exemplo é o Núcleo de Ivaiporã, com proposta de fechar 48 turmas. Esses alunos vão pra onde?”, questiona.

O Núcleo de Educação de Campo Mourão também seria afetado, segundo o presidente do Sindicato. “Aqui não seria diferente. Tem ameaça de fechar o noturno no Colégio Unidade Polo, assim como outras escolas, não abrindo por exemplo o 6º ano ou 1º ano do Ensino Médio. Se isso acontece, esses alunos serão distribuído para outras escolas, que já estão lotadas, dificultando a vida do professor e principalmente o aprendizado do estudante.”