Dois anos: alto nível de palestra e painéis marcou seminário do Codecam

O elevado nível das atividades desenvolvidas marcou o evento – Foto: Divulgação

Ao longo de toda a manhã desta quinta-feira (21/11), no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) realizou o II Seminário “Estratégias Sobre Desenvolvimento Econômico Local”. O elevado nível das atividades desenvolvidas marcou o evento que faz parte do calendário anual da entidade e que comemorou os dois anos de atuação do Codecam.

Após a cerimônia de abertura, o presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, José Aroldo Gallassini, proferiu palestra sobre “O Desenvolvimento Econômico Local”. Em seguida foram realizados três painéis. O primeiro deles teve a participação de Sílvio Barros (ex-prefeito de Maringá por dois mandatos consecutivos e que foi secretario estadual) e de Aleksandro Montanha (mestre em Ciência da Computação, doutorando em Engenharia da Computação pela Universidade de Sevilla e empresário do ramo de tecnologia aplicada à mobilidade urbana). O mediador foi André Pintaro Marçal (arquiteto e urbanista, especialista em Engenharia Digital e Tecnologia BIM).

O segundo painel teve a participação do médico Marco Aurélio Marangoni (um dos pioneiros da Simulação Médica no Brasil e um dos responsáveis pela implantação do primeiro Centro de Simulação Realística do país, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo), o professor Genilson Patuzzo (Doutor em Economia Aplicada pela Universidad de Alcalá-Madrid, Especialista em Direção e gestão de projetos de E-learning pela Universidad Complutense de Madrid) e o empreendedor João Pedro Garcia (CEO do Grupo BDS que envolve a rede Burger King, Domino’s Pizzaria e Subway). A advogada e integrante do Codecam, Dâmares Ferreira, foi a mediadora.

O terceiro painel teve a participação do empresário Fernando Mizote (graduado em Inovação e Estratégia pela Babson College, engenheiro de Controle e Automação Industrial e presidente do Sindimetal/Campo Mourão, além de sócio proprietário da Pró Solus do Brasil) e de André Cardeal (graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Eletroeletrônica, Pós-Graduado em Gerência de Projetos / Desenvolvimento de Sistemas Java / Banco de  Dados Oracle, Mestre em Ciências da Computação e CEO na VIPTECH Desenvolvimento de Sistemas). Jakson Bisi foi o mediador.

Transformação Digital, Inovação e Desenvolvimento Econômico foram os temas centrais do II Seminário “Estratégias Sobre Desenvolvimento Econômico Local”. Na primeira edição do evento, em 2018, foram discutidas as seguintes estratégias de desenvolvimento econômico: 1) criação e a implantação de conselhos de desenvolvimento econômico como espaço de contribuição da sociedade civil, com o poder público, para o planejamento econômico das cidades; 2) A importância e a necessidade de se fazer um bom diagnóstico sobre a economia local para fins de elaboração de um plano consistente de desenvolvimento econômico de curto, médio e longo prazo.

A escolha dos temas deste ano – a transformação digital da economia e a necessidade de se estimular a inovação, para que o desenvolvimento econômico e sustentável seja possível – não foi por acaso. Possivelmente ainda neste ano, o Codecam encaminhará ao prefeito Tauillo Tezelli uma proposta para a criação da Lei Municipal de Inovação. A minuta, construída a partir de estudos feitos pelos membros da Câmara Temática de Indústria, Tecnologia e Inovação, deverá ser levada a discussão pela comunidade.

Segundo o Codecam, o seminário teve o objetivo de conclamar a comunidade acadêmica, o setor empresarial e as lideranças políticas locais a perceber que um dos motores do desenvolvimento econômico é a inovação. E mais: que nesses tempos em que ocorre forte substituição do modal analógico pelo modal digital é necessário unir forças para definir estratégias, aproveitarmos oportunidades e fortalecermos a economia local.

Newton Leal, presidente do CODECAM disse que a discussão desse tema é importante porque poderá tornar-se uma das estratégias para o desenvolvimento econômico de Campo Mourão. Para ele, a definição de estratégicas permitem que o crescimento e o desenvolvimento econômico ocorram de forma mais rápida e com menos custo em investimento. Leal destacou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CODECAM, através de sua Câmara Temática de Indústria, Tecnologia e Inovação, que desde agosto de 2018 está discutindo e estudando uma proposta de lei municipal de inovação para Campo Mourão que será encaminhado ao Prefeito Tauillo Tezelli ainda neste ano. Este trabalho é feito por profissionais voluntários, que integram a Câmara, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

O seminário teve a presença do prefeito Tauillo Tezelli e dos vereadores Edoel Rocha e Edson Battilani, além de dirigentes de entidades empresariais, de representantes das instituições de ensino superior da cidade e outras lideranças. O evento foi dirigido pelo presidente do Codecam, empresário Newton dos Santos Leal.