Mamborê celebra 59 anos e encerra hoje a Expomam

Rodeio iniciou no sábado e tem as finais hoje – Foto: Trnoticias.com.br

Mamborê encerra nesta terça-feira, a programação da 36º Expomam, no Parque de Exposições Governador José Richa, em comemoração aos seus 59 anos, celebrado hoje.

A Expomam começou no sábado, levando muita gente da região até a cidade, que contou com programação durante todas as noites, inclusive com rodeio.

No domingo teve a tradicional Cavalgada da Independência, com centenas de cavaleiros participantes.  Nesta terça-feira, a Expomam termina com Show gospel, com Israel Salazar; final do Rodeio Profissional em Touros e show pirotécnico.

HISTÓRICO

No final dos anos 50 e início dos anos 60 alguns habitantes ilustres do Distrito de Mamborê deram início a um movimento objetivando a emancipação. Estes seguiram à capital Curitiba e receberam apoio dos deputados estaduais Anybal Cury e Jorge Amim Maia.

Os líderes eram estes: Antonio Farid, Daniel Miranda, Irani Roque Martins, Itacy Ferreira Martins, Nelson Chiminácio e Paulino Ferreira Messias.

SURGE UM NOVO MUNICÍPIO

Foi o momento de Mamborê conseguir a sua emancipação político-administrativa, desmembrando-se de Campo Mourão.

A criação do Município aconteceu em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual Nº 4.245. A publicação no Diário Oficial data de 28 de julho do mesmo ano.

A Vila e, mais tarde, Distrito, era conhecido como “Mamburê”. No momento de passar para o Diário Oficial, houve um engano e foi registrado “Mamborê”. Desta forma, o Município nasceu com um nome novo.

INSTALAÇÃO E PRIMEIRA ELEIÇÃO

Em 10 de setembro de 1960, Nelson Chiminácio assume como prefeito, sendo nomeado pelo Governo do Estado, pela Resolução Nº 31.467 de 16/8/60.

A primeira eleição do Município de Mamborê foi em outubro de 1961 e os candidatos foram Nelson Chiminácio e Ernesto Carlos Look, sendo o último o vencedor, por uma diferença de 162 votos. O seu vice foi Edmundo Malmstron (Doca), aprovado pela câmara de vereadores. Nesta época o vice-prefeito não era eleito pelo povo.

A posse do primeiro prefeito e dos nove vereadores ocorreu em 3 de novembro do mesmo ano.