Última campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta-feira

Na Comcam deverão ser vacinados cerca de 555 mil animais – Foto Jonas Oliveira/AENoticias

Terá início nesta quarta-feira (1º de maio), a última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Paraná. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a antecipação da retirada da vacina contra aftosa. Ou seja, a campanha que começa no dia 1º de maio será a última no Estado.

A confirmação aconteceu em reunião realizada nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba, com representantes do órgão federal e diversas entidades do setor agropecuário do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que integram o Bloco V do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

“No dia 14 de maio o secretário de Agricultura do Paraná (Norberto Anacleto Ortigara), vai declarar oficialmente que teremos a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado, durante evento em Paranavaí. Foram 30 anos de vacinação, um trabalho preventivo que gerou resultado positivo”, disse a médica veterinária da Adapar, em Campo Mourão, Claudia Gebara.

A campanha encerra no dia 30 de maio. Deverão ser vacinados animais jovens, bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. “É importante lembrar que a dosagem da vacina mudou, agora deverão ser aplicados 2ml e não mais 5ml”, lembra ela.

Na Comcam, segundo Claudia, deverão ser vacinados cerca de 555 mil animais, enquanto no Paraná a estimativa é 9,3 milhões de cabeças. Ela também lembra que a partir de quinta-feira (2), para fazer o transporte de animais já será necessário a comprovação da vacina.

A comprovação pode ser feita na unidade da Adapar em Campo Mourão, prefeituras dos municípios da região, ou ainda pela internet, no endereço: www.adpar.gov.br. A multa para quem não fizer a comprovação em propriedade com até 10 animais é de R$ 956,00. A partir de 10 animais, o valor da multa corresponde a R$ 99,00 por animal não vacinado.