Fortalecimento da produção leiteira em Quinta do Sol

A família Maiolli implantou o Napier Pioneiro, na primeira etapa em setembro de 2018 – Foto: Divulgação

A produção leiteira, cada vez mais importante no cenário paranaense e fonte de renda ao pequeno produtor, tem agregado valor e renda, com melhoria da qualidade de vida no meio rural. Na região da Comcam não tem sido diferente e se tornou um dos projetos prioritários para os profissionais do instituto Emater, sendo que 20 deles estão com planejamento de atividade para 2019, para atender 3.522 produtores, com área de pastagens de 70.000 hectares e 140.000 animais.

No munícipio de Quinta do Sol, a atividade também representa uma grande contribuição para a renda familiar, de 34 produtores rurais, que possuem, juntos, mais de 1.500 animais cruzados para produção leiteira, sendo uma das atividades priorizadas pela equipe do Emater e da prefeitura, buscando melhoria no sistema produtivo com incremento na alimentação animal.

O extensionista local do Emater, Florival Rodrigues Calixto acompanha sistematicamente um grupo de 20 UPF – Unidades de Produção Familiar – que tem a atividade leiteira como a principal fonte de renda na propriedade.

Como a manutenção produtiva depende de alimentos de qualidade o ano todo, os trabalhos e ações têm sido voltadas para formação de capineiras, com material de baixo custo de implantação e manutenção. As orientações são por meio de métodos grupais e visitas aos produtores e já mostra os primeiros resultados.

A família Maiolli implantou o Napier Pioneiro, na primeira etapa em setembro de 2018 com a formação das mudas numa pequena área, sendo possível observar diferença na produção de leite e no rebanho. Agora a família fez a multiplicação, para uma área bem maior, a qual será suficiente para alimentar o rebanho no próximo verão e atender outas pessoas.

Esse novo plantio de pioneiro dará condições para que as demais áreas da propriedade possam ser recuperadas sem prejudicar o manejo alimentar. A unidade de referência tem sido notícia no  município e, do grupo atendido pelo técnico, alguns já foram beneficiados e vários estão na fila a espera por mudas.

Estão previstas reuniões práticas com os temas de alimentação animal, mineralização, melhoria do rebanho e aumento da qualidade e produtividade para este ano ainda.

Com informações, unidade municipal da Emater de Quinta do Sol.