Sete lugares para acampar não tão distantes do Paraná

Não tão acostumados ao frio, os brasileiros aproveitam esse período do ano para visitar destinos em que o inverno é um atrativo. – Foto: Divulgação

Até meados de setembro, apesar de alguns dias mais quentes – e das exceções do Rio de Janeiro –, o Sudeste e o Sul deverão conviver com temperaturas mais baixas. No dia 21 de junho começa o inverno brasileiro, estação famosa pelos dias gelados e, em determinadas cidades do país, com marcas que beiram o zero grau.

Em São Paulo, essa foi a temperatura registrada na Capela do Socorro, bairro da zona sul da capital, em 2018, e é comum os termômetros marcarem alguns graus negativos em várias cidades de Santa Catarina e Paraná.

Não tão acostumados ao frio, os brasileiros aproveitam esse período do ano para visitar destinos em que o inverno é um atrativo. Para quem gosta de acampar e que procura paisagens de tirar o fôlego, também é uma época do ano repleta de possibilidades. A seguir, o Tá Sabendo indica algumas delas.

Praia Pedra do Sino – Ilhabela – São Paulo

A praia recebe esse nome porque as ondas batem nas pedras e emitem um som metálico, que lembra o de um sino. É uma das quarenta e cinco praias do lindo arquipélago de Ilhabela. O mar é raso, e há muita sombra, garantida por coqueiros e por palmeiras.

Importante dizer que essa praia está longe da agitação de outros destinos turísticos. Ainda assim oferece bar e restaurante a quem quiser acampar por lá.

Pancas – Espirito Santo

A cidade de Pancas fica a 180 quilômetros da capital do Estado. É uma cidadezinha de interior, com vários pontos turísticos interessantes. É o caso da Pedra do Camelo e da Pedra Agulha, que proporcionam uma vista espetacular. Em meio às pedras há campos verdejantes em que se pode acampar para fugir dos agitos das metrópoles.

Quem gosta de esportes radicais, terá em Pancas muitas opções. Há montanhas, matas fechadas e até mesmo cachoeiras.

Praia Brava das Palmas – Ilha Grande – Rio de Janeiro

A Ilha Grande é bastante turística, é verdade, mas a Praia Brava é quase esquecida pelo turismo. Localiza-se em uma enseada, a Enseada das Palmas.

A aventura começa logo na chegada, já que para chegar até é preciso caminhar durante uma hora e meia em uma trilha. Depois é necessário pegar uma balsa na Vila de Aarão, que leva quinze minutos para chegar ao destino.

O mar é calminho, cristalino e com areia que parece ser feita de ouro. É perfeito para se atirar em uma rede presa às árvores, bem de frente para a água.

Parque da Cachoeira – Canela – Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem inúmeros pontos de acampamento. Mas um dos mais interessantes é o Parque da Cachoeira. Localiza-se no município de São Francisco de Paula. Fica a 18 quilômetros do centro de Canela e a 25 de Gramado.

Como é muito comum no Brasil, esse parque é uma propriedade privada com fins turísticos. Lá há cachoeiras e piscinas naturais. É um ótimo lugar para fazer camping, além de esportes radicais. Há bares, restaurantes e lugares para dormir.

Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais

O nome já diz tudo: é mesmo um paraíso perdido em Minas Gerais. Esse parque fica localizado São João Baptista da Glória, perto da Serra da Canastra, com suas quedas de água e cachoeiras transparentes. São dezoito piscinas e quedas de água naturais em todo o parque.

Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma reserva ecológica muito famosa no Brasil. A Vila de São Jorge fica na entrada da reserva e não tem mais que 250 habitantes. É o local mais calmo da lista, perfeito para quem quer uma viagem de meditação.

Essa vila não proporciona banhos de mar inesquecíveis ou esportes radicais, contudo é ideal para os que desejam descanso, sombra e paz. O silêncio do lugar regenera as energias. Além disso, é perto da Chapada, o que faz valer ainda mais essa escapada para acampar.

Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas – Santa Catarina

Santa Catarina é outro lugar perfeito para quem busca mar calmo, sereno, limpo e cristalino. É um spot perfeito para quem é mergulhador ou quer aprender a ser um. Em termos de camping, o Estado oferece a você a Praia das Quatro Ilhas.

É uma das principais praias de Bombinhas. É uma região riquíssima em quartzo, pedra conhecida mundialmente por ajudar na recuperação da energia mística e corporal. Essa Praia é, portanto, além de um ótimo local para banhos, um lugar que permite aos campistas recobrarem toda a energia que a cidade grande roubou com sua agitação.

Fonte: Assessoria de Imprensa