Palestra sobre o trânsito de Campo Mourão nesta terça-feira

Campo Mourão é uma das cidades com maior número de acidentes de trânsito no estado – Foto: Divulgação

A convite da Associação Comercial e Industrial (Acicam), a engenheira civil, especialista em gerência de vias, com MBA em Mobilidade de Trânsito, Barbara Andréa Marchesini, profere palestra sobre “Mobilidade de Trânsito” nesta terça-feira (18/6), em Campo Mourão. Será no auditório da entidade empresarial, a partir das 9 horas.

O evento é aberto à comunidade e a realização do evento tem por objetivo contribuir com a administração municipal na busca de soluções para melhorar o trânsito urbano local. Administrações municipais passadas de Campo Mourão chegaram a ser contratadas empresas especializadas para realizar estudos e apontar soluções, mas pouco ou nada foi concretamente executado.

O grande número de acidente envolvendo veículos e motos e os muitos “gargalos” no trânsito local levaram a entidade a convidar a profissional residente em Maringá para discorrer sobre o tema. Embora a frota de veículos – sobretudo de motocicletas – tenha crescido vertiginosamente nos últimos anos, raríssimas adequações foram realizadas no sistema viário para adequar à nova realidade, o que tem gerado crescente problemas no trânsito de Campo Mourão.

 As deficiências são incontáveis, desde a falta de sinalização adequada, pontos de conflitos, tráfego de caminhões na área central, pouca fiscalização, etc. Até há alguns anos, os mourãoenses se orgulhavam pelo traçado da cidade e as vias públicas largas, que davam excelente vasão ao tráfego. Porém, nas últimas décadas o sistema viário – principalmente na área central – saturou. Mas problemas relacionados a trânsito existem em muitos bairros.