Aberta Semana do Transito em Campo Mourão

Evento no mini auditório da Prefeitura reuniu vários representantes do trânsito – Foto: Divulgação
Foi aberta nesta terça-feira a programação da Semana Nacional do Trânsito, em Campo Mourão, com evento no mini auditório da Prefeitura. As atividades são comemorativas aos 21 anos do Código de Trânsito Brasileiro e visam orientar e conscientizar os motoristas dos mais variados modais sobre a necessidade de um trânsito mais seguro e responsável.
O lema da semana é: “Nós Somos o Trânsito”. Durante o evento, teve palestras proferidas por Josvania Nunes da Silva, da 8ª Ciretran e a soldado Greice Kelly Oliveira Machado, do 11º BPM, com o tema “Vagas Especiais de Estacionamento”, dirigida ao público e aos idosos e deficientes que receberam suas carteirinhas de vagas especiais.
Josvânia destacou a importância da Semana Nacional do Trânsito. “É importante diminuir o número de acidentes, por isto devemos trabalhar na educação do trânsito. Algumas palestras estão sendo realizadas, e nossos esforços consistem em ações envolvendo desde as crianças até os idosos”, destacou.
Estiveram presentes também na abertura, o vice-prefeito Beto Voidelo e o chefe da Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Campo Mourão, Renato Ikeda, que deixou bem clara a importância da divulgação da legislação de trânsito e promover a responsabilidade de cada condutor com relação à sociedade, por meio de conscientização.
Voidelo ressaltou durante o evento que é importante esta presença junto às pessoas, levando informações sobre os cuidados no trânsito são essenciais para diminuir o número de vítimas em acidentes nas ruas. “Muito podemos fazer e vários são os exemplos, e devemos trabalhar juntos, mobilizados, todos os segmentos constituídos, para que possamos promover esta educação, formando condutores mais conscientes”, concluiu.
Também participaram do evento o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Major Júlio Cesar Vieira da Rosa, o Chefe da 8ª Ciretran de Campo Mourão, Neuri José Dal Molin e o 1º Tenente Anderson Luiz Feijó, Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros.
SEMANA DO TRÂNSITO
Neste ano, o Denatran, juntamente com a 8ª Ciretran e o 11º Batalhão da Polícia Militar trabalha várias ações objetivando uma maior conscientização do cidadão e sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
A mobilização da sociedade sobre a prática de uma direção mais segura e responsável é de fundamental importância, uma vez que atualmente o número de mortos e feridos graves nas vias e rodovias brasileiras é crescente e expressivo.
Pensando nesse cenário é que firmou-se as parcerias entre o Município de Campo Mourão através da Diretran, 8ª Ciretran, 11º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, 11ª Regional de Saúde e SAMU, buscando sempre uma relação harmoniosa entre todos os envolvidos, assegurando a qualidade de vida urbana por onde transitam pessoas e veículos, desta forma tentando conscientizá-los sobre a importância da manutenção da integridade física de cada um.
A programação da Semana Nacional do Trânsito segue desta forma:
Amanhã (Quarta-feira)
13 horas – Vídeo Palestra “Atualização da Legislação e Trânsito”, na 8ª Ciretran
Sexta-feira (21)
10 horas – Vídeo Palestra “Eu, o Transito e a Sociedade”, na 8ª Ciretran
Terça-feira (25)
11 horas – Blitz a nível estadual
Local – Local a ser definido