Vacinação contra sarampo na próxima semana nas comunidades rurais

A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral – Foto: Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde preparou um calendário para atender cinco comunidades rurais na campanha de vacinação contra o sarampo na próxima semana. “Como não temos auxiliar de enfermagem todos os dias na área rural e para evitar perdas de vacina, programamos um calendário de atendimento”, explica a enfermeira Carmila Corchak.

As comunidades serão atendidas no período da manhã: Rio da Várzea (dia 18); Barreiro das Frutas (dia 19); São Benedito (dia 20), Alto Alegre (dia 21) e Km 128, dia 22.  O público-alvo são pessoas de 5 anos até 49 anos 11 meses e 29 dias. “Se alguém do público preconizado dessas comunidades não puder comparecer nas datas de atendimento, poderá procurar uma Unidade de Saúde na sede do município em qualquer outro dia da semana”, explica Camila.

A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, também é eficaz contra rubéola e caxumba. O sarampo é contagioso – o vírus é transmitido ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa oral. A vacina é a única maneira de evitar a doença.