Vacinação contra gripe prossegue por mais uma semana e será estendida a outros grupos

Por orientação do governo do Paraná, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão vai estender por mais uma semana a campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta sexta-feira (9). O objetivo é atingir a meta de imunização dos grupos prioritários e as doses que sobrarem serão ofertadas a públicos específicos, como motoristas e cobradores do transporte público, cuidadores de idosos e população em situação de rua.
A recomendação dos novos públicos foi decidida na reunião da Comissão Estadual de Infectologia, realizada pela Secretaria da Saúde na quinta-feira (8), em Curitiba e acompanhada por videoconferência pelos profissionais na Regional de Saúde.
“Em Campo Mourão ultrapassamos a meta na imunização dos idosos e profissionais da saúde, porém não atingimos a 90 por cento nos demais grupos prioritários, especialmente crianças e gestantes”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosemeire do Carmo Martello. Segundo ela, profissionais das unidades de saúde estão em busca dessas pessoas.
A secretária diz que a maior preocupação é com as crianças menores de cinco anos. “Este é um público que depende da decisão dos adultos para garantir a proteção”, analisa. Ela lembra que a definição de quem tem direito à imunização pelo sistema público está baseada na epidemiologia da doença, ou seja, aqueles que historicamente têm apresentado complicações e até mortes por influenza.