Teste rápido no calçadão detectou caso de sífilis

Os testes foram realizados em uma barraca montada pelo setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST – Foto: Divulgação

Dos 35 exames rápidos de HIV e sífilis realizados no sábado no calçadão da área central, foi constatado um caso positivo de sífilis. O paciente já foi encaminhado para o tratamento.

Os testes foram realizados em uma barraca montada pelo setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Além dos testes rápidos, também foram realizadas orientações e distribuição de preservativos. Este ano, o IST registrou 48 novos casos de HIV, dos quais 25 em Campo Mourão.  Atualmente 263 pacientes estão em tratamento. O público mais afetado é de o jovens entre 19 e 29 anos.

A enfermeira Ana Lúcia Cardoso lembra que além do tratamento, o IST executa um trabalho permanente de testes rápidos e palestras nas escolas e empresas.

As Unidades de Saúde também oferecem gratuitamente preservativos masculinos e femininos. O Dia Mundial de Luta contra a Aids tem como objetivo conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo.