“Sou mais Indetectável” é o tema de campanha do Carnaval em CM

A secretaria de Saúde de Campo Mourão definiu as ações para a campanha de conscientização durante o Carnaval 2019. Com o tema “Sou mais Indetectável”, a campanha dará continuidade ás ações realizadas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em dezembro de 2018.

A enfermeira Ana Lúcia Cardoso, responsável pelo departamento que trata de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), explica que o público-alvo da campanha será a população masculina de 25 a 39 anos. “Para tanto, estaremos realizando testes rápidos nas unidades básicas de saúde de Campo Mourão, no dia 1º de março”, afirma ela.

Ana Lúcia lembra que em Campo Mourão foram registrados 47 casos novos de aids em 2018. O número é elevado, mas aponta redução, segundo ela. “Houve um decréscimo da detecção no número de casos, certamente pelos trabalhos realizados em 2018, como palestras e outras ações para a diminuição dos casos”, diz a enfermeira.

A campanha durante o período carnavalesco é uma resposta a maior tendência de crescimento da epídemia entre as mulheres na faixa etária de 25 a 39 anos. “A mulher nessa idade tem pouco poder de decisão no relacionamento, por isso um dos objetivos da campanha é fortalecer a mulher para que ela possa ter condições de exercer mais plenamente sua sexualidade.”

Além disso, as ações visam incentivar o homem a conversar sobre sexualidade e falar sobre o preservativo, bem como estimular o mesmo a buscar o prazer na relação, mesmo depois da andropausa.