Semana da Amamentação é aberta com “Mamaço Coletivo” em CM

No total, 18 mães se reuniram para amamentar seus filhos com o leite materno – Foto: Divulgação

A secretaria de Saúde de Campo Mourão, por meio do programa Cegonha Feliz, promoveu o evento “Mamaço Coletivo” nesta quinta-feira, para marcar o início da Semana de Incentivo à Amamentação.

A ação reuniu 18 mães, na rua Guarani, região do Lar Paraná, onde elas foram convidadas a amamentar seus filhos com o leite materno. A iniciativa ocorre em 170 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (31), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a campanha de incentivo ao aleitamento materno até os 2 anos de idade e uma série de ações para estimular a prática.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Após o período de seis meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. Vale salientar que vários estudos sugerem que crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas.

O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

Foto: Paula Fernandes

AGOSTO DOURADO

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada em mais de 170 países, de 1º a 7 de agosto. No Brasil, o mês inteiro será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

O slogan deste ano é Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.