Saúde vai realizar o primeiro Lira do ano na próxima semana

O Lira acontece durante três ou quatro dias para medir o índice de infestação de larvas do Aedes aegypti – Foto: Divulgação

Na próxima semana o Departamento de Endemias da secretaria de Saúde da prefeitura de Campo Mourão vai promover o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRA) de larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) do ano no município.

Segundo a coordenadora geral do setor de Endemias da cidade, Marinalva Ferreira, a programação com o número de quadras e bairros a serem visitados ainda será preparado. “Essa programação precisa ser feita pelo sistema no computador. Na segunda-feira serão apresentadas as localidades de manhã para que o trabalho de campo comece já durante a tarde”, afirmou.

O Lira acontece durante três ou quatro dias para medir o índice de infestação de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

O valor preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 1%, mas o último levantamento de índice realizado na cidade, em novembro, apontou bairros com índice de até 21% de infestação.

“Apesar do forte calor, esperamos que haja uma redução no índice de infestação, mas para isso precisamos da conscientização de toda a população”, completou. Campo Mourão está há mais de dois anos sem nenhum caso confirmado da doença.