Saúde fará novo Levantamento de Índice de infestação do Aedes Aegypti

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão sairão a campo nesta terça-feira, a partir das 14 horas, para mais um Levantamento de Indice (LIRA) de infestação do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho será realizado até quinta-feira (15) e cobre toda a cidade.

O coordenador do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, explica que o Levantamento de Índice é realizado por amostragem, por isso não são visitados todos os imóveis. “A cidade é dividida por setores, onde são sorteadas quadras e nessas quadras coletadas amostras”, explica o coordenador.

A amostragem tem valor estatístico e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. “Além da infestação do vetor, o Lira aponta os tipos de criadouros e de imóveis onde ele é encontrado”, afirma Bezerra.

Apesar de não ter nenhum caso positivo de dengue, zika ou chikungunya, o índice geral de infestação na cidade constatado no último Lira, em janeiro, foi de 8,86 por cento. A infestação é considerada de alto risco, considerando que o índice aceito como ideal pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

“Estamos com o maior índice desde 2013”, acrescenta Bezerra, ao lembrar que o trabalho dos agentes de endemias é constante, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação. Caminhadas ecológicas e campanhas Hora H são realizadas com frequência para coleta de materiais que acumulam água nas residências, terrenos baldios e áreas públicas.