Saúde fará campanha de prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta quinta, sexta e sábado uma campanha de prevenção ao câncer bucal no centro da cidade. Em uma barraca no calçadão, dentistas e auxiliares vão instruir as pessoas sobre saúde bucal, prevenção ao câncer e locais de atendimento no município.
“Nesta semana, em homenagem ao dia do dentista, é realizada uma campanha nacional de prevenção ao câncer bucal. O objetivo é estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas a esse tipo de câncer, bem como a cessação do tabagismo, que é um dos principais fatores no desenvolvimento da doença.”, explica Adriana Likes Choroli, coordenadora da Divisão de Odontologia da Secretaria de Saúde.
Na quinta (25) e sexta (26), das 8h30 as 11h30 e das 13h30 às 17 horas a ação será realizada no calçadão em frente a praça São José, com exames rápidos e orientações. No sábado, será em frente ao Edifício Antares, das 9 às 12 horas. “Em caso de suspeita o paciente é encaminhado às unidades de saúde que dispõem do atendimento odontológico”, ressalta Adriana.
Ela explica que desde dezembro de 2015 está em vigor a lei federal que instituiu a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. No Brasil os índices de incidência da doença são alarmantes. Estima-se, para este ano, 11.140 novos casos de câncer da cavidade oral em homens e 4.350 em mulheres. A estimativa para o Estado do Paraná é de 1.120 novos casos.