SAMU começa a operar nesta sexta-feira pelo telefone 192

O início de operacionalização do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, está marcado para esta sexta-feira, 22. O diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Alencar, esclarece que o telefone de emergência 192 deixa de acionar a Unidade de Saúde 24 horas e passa a acionar o SAMU. Ele lembra que os serviços serão realizados em parceria com o próprio Corpo de Bombeiros, e que o SAMU é resultado de uma integração dos governos Federal, Estadual e Municípios.

De acordo com Alencar, o Samu deverá apoiar os municípios nos trabalhos de atendimento em saúde incentivando o processo de desenvolvimento da saúde, sendo um programa especializado no atendimento de emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, funcionando 24 horas. Ele ainda lembrou que o município de Campo Mourão vem se esforçando para garantir o início da operacionalização do sistema, que deve atender mais de um milhão de habitantes em todos os 85 municípios.