Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Mourão é reaberto

Finalmente após praticamente três meses fechado, o pronto socorro do hospital Santa Casa de Campo Mourão, foi reaberto no início da noite dessa quarta-feira (06). O vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B) acompanhou a retomada do serviço. Ele esteve reunido com a equipe médica que fará o plantão. “Foi uma vitória até aqui”, comemorou Bernardo. O vereador, que é também coordenador da comissão de Revisão dos Custos e Acompanhamento da Gestão Administrativa, criada para acompanhar a retomada do serviço, agradeceu o empenho de todo o corpo clínico e demais membros da comissão que garantiram o restabelecimento do pronto atendimento. “Este é o primeiro o passo. Ainda precisam ser feitos alguns ajustes para que o corpo clínico seja perpétuo”, frisou o vereador, que teve participação ativa para reabertura do serviço.

Segundo Bernardo, mesmo com a retomada dos plantões na Santa Casa, os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), continuam sendo prestados também na Central hospitalar. Ou seja, agora a população passa a ter dois hospitais que oferecem o serviço urgência e emergência. “Na verdade ganhamos mais um hospital que presta o serviço”, enfatizou Bernardo. Ele acrescentou que a população é quem mais sofria como impasse no HSC.

O pronto socorro da Santa Casa permaneceu fechado por mais de três meses. O serviço atende a uma população estimada de 335 mil habitantes na Comcam. Inicialmente, serão prestados atendimentos nas seguintes especialidades: clínica médica; cirurgia; ortopedia; anestesia; e neorocirurgia sobreaviso. Para a reabertura, ficou definido também que a prefeitura e Estado sinalizaram a garantia de repasses necessários para o fornecimento de insumos e recursos humanos do pronto socorro.