Procura por vacina contra gripe está abaixo da expectativa da Saúde

Das 28.274 pessoas do público alvo em Campo Mourão, foram imunizadas até agora pouco mais de 17 mil – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

Ainda faltam mais de 10 mil pessoas dos grupos de risco para serem imunizadas contra o vírus influenza (gripe) em Campo Mourão. A menor cobertura até agora é da faixa etária de 6 meses a 5 anos. “As crianças não vão sozinhas às unidades de saúde e por isso é necessário que os pais levem. Se a procura continuar como está teremos dificuldades em atingir a meta”, adverte o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

A campanha vai até dia 31 de maio e das 28.274 pessoas do público alvo em Campo Mourão, foram imunizadas até agora pouco mais de 17 mil. “Muitos reclamam do SUS, mas não estão indo tomar a vacina que é gratuita e está disponível nas unidades de saúde”, observa o secretário, ao lembrar que a região já registrou dois óbitos por gripe e há casos confirmados em Campo Mourão. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

O público preconizado pelo Ministério da Saúde são crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das instituições públicas e privadas, bombeiros e policiais.

A Secretaria Municipal de Saúde também elaborou um calendário para atender comunidades rurais  a partir do dia 20 de maio. No período da manhã serão atendidas as comunidades Rio da Várzea (dia 20); Barreiro das Frutas (dia 21); São Benedito (dia 22) e Alto Alegre (dia 23). Também no dia 23, das 14 às 17 horas, será atendido o público alvo da campanha da comunidade Km 128.