Por um mundo sem cigarro: 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade
Nesta segunda-feira, 29, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na luta contra o tabagimo, o Instituto Corpore está promovendo o concurso cultural ‘Por um mundo sem cigarro!’, no município de Farol, com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Os alunos devem escrever uma redação convencendo os fumantes a pararem com o vício. Os três melhores textos serão premiados e publicados no site www.institutocorpore.org.br
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. A enfermeira e consultora Bruna Litron ressalta a necessidade das crianças serem cientes dos males do cigarro. “Porque elas já crescem sabendo das consequências. A geração dos anos 80, por exemplo, cresceu com a ideia de que o cigarro era algo bacana, havia muita propaganda aliada à liberdade. Tinham muitos comerciais, até doce no formato de cigarro tinha. Dá para ver a diferença já na geração sucessora, dos anos 90. Pesquisas apontam a queda do uso do cigarro nessa geração. Nesse processo, notamos a importância da conscientização e promovemos uma campanha para essa nova geração”, afirma.
A presidente do Instituto Corpore, Crys Angélia Ulrich, explica que o concurso ‘Por um mundo sem cigarro!’ foi proposto justamente por causa disso. Ela também considera que as crianças são importantes transmissoras da informação. “Elas podem ser as maiores divulgadoras das boas informações e da questão de qualidade de vida. Algumas têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixarem o vício”, acredita.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Farol, Célia Maria Dadamo Carneiro, concorda. “Educar sobre tabagismo é o primeiro passo para se evitar o vício, como também incentivar pais e pessoas que amamos a abandonar o fumo”.
Os 160 alunos da Rede Municipal de Educação foram convidados a participar da atividade e os vencedores do concurso serão escolhidos nesta segunda-feira. A premiação será agendada. O primeiro lugar ganhará um laptop com jogos e outras atividades interativas e os segundo e terceiro lugares, brinquedos.
O Instituto Corpore é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saneamento Básico e principalmente na área da Saúde. A Oscip tem escritório operacional em Campo Mourão (PR) e sede em Matinhos (PR).