População é chamada para a Hora “H” de Combate ao Aedes
Neste sábado (12) o Comitê Municipal de Combate à dengue com empresa, entidades locais e a Secretaria Estadual de Saúde, estará desenvolvendo a mobilização social denominada de Hora “H” de Combate ao Aedes aegypti. Serão feitos pedágios nas ruas e calçadas da região central, desfile em caminhão do Corpo de Bombeiros com personagem de dengue, abordagens educativas no Calçadão. O objetivo é convocar todos a vistoriar casas e quintais simultaneamente, das 10 ás 11:00 horas, a fim de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya.
A campanha consiste que a população reserve o horário para inspecionar e remover criadouros nos imóveis (residencial ou comercial), espaços públicos, ou mesmo do local onde se encontrar no momento. Também de mostrar ao cidadão onde o mosquito geralmente deposita seus ovos e encontra água parada, condição ideal para a reprodução do inseto.
Após a conclusão de sua ação: o morador deverá ligar e registrar no telefone da Ouvidoria da Saúde 0800 644 8844, ou no 3518 1600, no sábado das 10 horas às 11 horas. A informação poderá ser feita também pelo facebook da prefeitura ou no email:ouvidoria@campomourao.
As ações terão sequência nos dias 09 de abril, 14 de maio e 11 de junho. Carlos Bezerra, coordenador do Comitê Municipal lembra que as ações neste sábado procuram sensibilizar as pessoas para buscarem água parada em seus imóveis e eliminá-las caso as mesmas estejam sem controle.
“Todos poderão utilizar de criatividade como mobilizador, e as boas ideias podem ser divulgadas na imprensa. Importante também que acionem os meios de comunicação para mostrar iniciativas exemplares. Por isso é necessário envolver funcionários, fornecedores, clientes, amigos e parentes”, fala.
“Se todos tomarem atitude teremos sucesso no combate ao vetor que esta deixando a saúde pública em cheque e em choque”, finaliza o presidente do Comitê Gestor de Combate ao Mosquito da Dengue.


