Hemonúcleo faz cadastro para doação de medula óssea

O sangue para doação de medula óissea é colhido nos hemocentros dos diversos estados do Brasil – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

Passado o período de feriados e recessos de fim de ano, o Hemonúcleo de Campo Mourão retomou nesta segunda-feira, o atendimento diário para coleta de sangue. A unidade também está realizando cadastro de pessoas para doação de medula óssea.

O atendimento para pessoas interessadas na doação de medula óssea acontece das 07h30 às 11 horas, até o próximo dia 18 de janeiro. No mesmo período, o Hemonúcleo recebe os voluntários para doação de sangue das 13h30 às 17 horas.

Já de 21 a 31 de janeiro, os horários se invertem: coletas de sangue passam a acontecer de manhã, das 07h30 às 11 horas e cadastramento para doação de medula óssea, das 13h30 às 17 horas.

QUEM PODE DOAR

Para ser doador de medula ósseia, o  sangue é colhido nos hemocentros dos diversos estados do Brasil. O processo é bem simples. O doador vai ao hemocentro mais perto de sua casa, colhe uma amostra de sangue e preenche um cadastro.

Essa amostra é enviada para um laboratório de histocompatibilidade, que faz um exame e envia o resultado e os dados do doador para o Redome, no Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, onde fica centralizada a informação obtida no Brasil inteiro. Se um paciente precisar de transplante, realiza-se uma busca nesse cadastro para ver se existe alguém compatível.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, pode ser doadora de medula óssea. O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme.

Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas. Não podiam imaginar que doar a medula óssea fosse simples nem que pudesse ser feita em vida. Não sabiam que ela se reconstitui, se regenera em pouco tempo. Nesse campo, a falta de informação é o principal problema.

Mais informações no Hemonúcleo de Campo Mourão pelo telefone (44) 3525 1102, ou na própria unidade, localizada na Rua Mamborê, número 1.500.