Seja amiga da sua voz
A voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa, que dela depende todos os dias para alcançar o sucesso em suas ocupações.
Segundo a Organização Mundial de Saúde o Brasil é o segundo país no ranking Mundial de câncer de laringe. São cerca de 15 mil casos diagnosticados por ano, mais da metade são fatais. Cerca de 8 mil brasileiros morrem por ano, pela falta de conhecimento, informações e de um diagnostico precoce, o que pouparia milhares de mortes.
A incidência maior dessa doença constata-se entre os homens, os maiores consumidores de bebida alcoólicas e cigarros. Mesmo entre as mulheres que eram mais cuidadosas com a saúde, a incidência de câncer de laringe vem aumentando significativamente ao longo das ultimas décadas.
Como é produzida a voz?
A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais, também conhecidas como cordas vocais. Na verdade não são cordas como as de um violão; são pregas de musculatura posicionadas horizontalmente no interior da laringe,
Formadas por músculos e mucosa, as pregas permanecem abertas para a passagem do ar durante a respiração, ou seja, quando estamos calados elas estão abertas.

Essas pregas de musculatura realizam seus movimentos através do fluxo de ar que vem dos pulmões e da ação dos músculos da laringe. Quando se fala, o ar vindo dos pulmões faz as pregas vibrarem, ou seja, quando falamos ou cantamos elas se fecham.
Este som é amplificado nas caixas de ressonância formadas pelas cavidades nasal e oral como se fossem caixas de som, originando a voz.
O que é um problema de voz?
Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.
Você sabia que a rouquidão pode ser um sinal de câncer de laringe? Fique atento aos sinais de alterações vocais e cuide da sua VOZ.
- Rouquidão persistente
- Sensação de secura na garganta
- Perda da voz
- Esforço e cansaço para falar
- Pigarro
- Tosse seca persistente
- Dor ou ardência na garganta
- Dificuldade para engolir
- Dificuldade para respirar.
Câncer de Laringe
Alguns desses sintomas podem ser sinais de um problema muito grave: o câncer de laringe. O Brasil é um dos paises com maior incidência da doença, que tem grande possibilidade de cura quando diagnosticado no inicio, quando se expressa apenas por uma rouquidão. Por isso, é muito importante consultar um médico Otorrinolaringologista ou o fonoaudiólogico especialista nesta área, sempre que suspeitar de problemas com sua garganta.
Cuidados básicos para prevenção e saúde Vocal.
- Não fumar
- Não forçar a voz
- Não gritar e cochichar
- Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras
- Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com algumas crise alérgica
- Não pigarrear excessivamente
- Ingerir muito liquido em temperatura ambiente
- Evitar bebidas alcoólicas
- Evitar alimentos que causem azia ou má digestão
- Evitar ambientes com muita poeira, mofo ou cheiros fortes
- Comer maça antes de usar a voz por um longo período, por ter função adstrigente.
- Inspirar e expirar, profunda e vagarosamente, varias vezes ao dia.
A voz e o trabalho.
Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumentos de trabalho. Em especial, são considerados profissionais da voz professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores, ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, lideres, religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing, entre outros. Esses profissionais não podem esquecer que a voz é um instrumento importantíssimo à vida de cada um deve ser tratada com cuidado especial. Voz é saúde, voz é vida cuide da sua saúde, cuide da sua voz. Trata sua voz com carinho, ela merece.
Fonoaudióloga Lúcia Viel
Especialista em Voz
CRFa PR 5092


