Dia de Luta Contra a Aids terá testes rápidos no calçadão neste sábado

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Campo Mourão, através da Coordenação Municipal de IST realiza testes rápidos neste sábado (2). A ação será realizado das 8 às 12 horas, na Praça São José.

Este ano Campo Mourão e região, registrou 80 novos casos de Adis, sendo 40 de Campo Mourão. “Para reduzir o número de diagnósticos tardios e suas conseqüências,  estamos fazendo parceria com empresas locais para um plano de ampliação do diagnóstico precoce até o ano de 2018”, explicou a enfermeira Ana Lúcia Cardoso.

Segundo ela, o plano visa reduzir em 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100 por cento a população testada para HIV pelo menos uma vez na vida. O plano ainda propõe o conhecimento do status sorológico como estratégia de prevenção e redução de riscos para a saúde.

“A partir do diagnóstico positivo o portador terá acesso precoce à assistência adequada e oportuna, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida. Caso não esteja infectado, a pessoa terá possibilidade de adotar ou manter as práticas do sexo seguro”, justifica a enfermeira.

A campanha deste além da população em geral, tem como proposta focar os testes nas populações vulneráveis, priorizando qualidade no atendimento pré e pós-testagem, além do aumento de oferta dos Testes Rápidos Diagnósticos.