Dengue: Mutirão de limpeza no Jardim Pio XII e Indianópolis será neste sábado (29)
Em estado de alerta no combate a dengue Secretaria de Saúde de Campo Mourão promove na manhã deste sábado (29) um mutirão de limpeza nos Jardim Pio XII e Indianópolis, e uma mobilização educativa na Vila Urupês onde já foram registrados 3 casos positivos de dengue em uma quadra , o que caracteriza início de um surto por dengue na localidade.
O Mutirão nos Jardim Pio XII e Indianópolis terá por objetivo estimular a população a local a colocar o lixo reciclável (metal, papelão, vidro e plástico) na frente de suas casas para a empresa Seleta fazer a coleta seletiva normal. Em alguns imóveis os agentes de endemias vão entrar para verificar a situação e retirar resíduos com caminhões da Prefeitura, e em conjunto com o proprietários. A ação será feita entre a Avenida John Kennedy até a margem do Rio 119 e entre as ruas Tarumã e Pavão. Participarão servidores públicos de várias secretarias, com encontro às 08h30 a partir Escola do Trabalho, na rua Nelson Bittencourt do Prado, 1180. A região tem 5,21% de imóveis com a presença de larvas de mosquito.
O Mutirão educativo da Vila Urupês contará com a participação de 30 voluntários da Coamo, uma equipe de agentes de endemias (8 pessoas) e funcionários da unidade de saúde da Vila Urupês. O trabalho vai abranger parte do jardim Aurora e do Jardim Novo Horizonte, delimitado entre a Avenida Goioerê até a Rua Curitiba e entre as ruas Prefeito Roberto Brzezinski e Santos Dumont. Os locais e encontro para esta ação serão na Escola Estadual Mário Quintana na Avenida Interventor Manoel Ribas, 2381, e no Sindicato Profissional dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Campo Mourão, na Rua Mato Grosso, 2712.
As ações são coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Combate a Dengue que reúne diversas entidades, entre elas igrejas, associações de moradores, empresa Seleta, Agenda 21, Secretarias da Saúde, de Obras e Serviços , Agricultura e Meio Ambiente, da Fiscalização e Ouvidoria ,da Secretaria da Ação social, da Coordenação Geral de Governo, Conselho Municipal de Defesa Civil, e Coamo.
O Comitê Intersetorial de Combate a Dengue alerta que a comunidade podem fazer também suas ações de mobilização, que podem ser articuladas entre as entidades representadas no Comitê, e para todas as ações relacionadas a Secretaria de Saúde estará subsidiando e apoiando no que for necessário e possível.