Curados do câncer vão se reunir no 2º Encontro da Vitória, no Celebra

No ano passado o evento aconteceu na Praça São José – Foto: Divulgação

Será realizado neste sábado (26), das 9h às 14h, no Celebra Eventos em Campo Mourão, o 2º Encontro da Vitória, evento idealizado no ano passado para reunir pessoas curadas do câncer, as quais poderão inspirar pacientes acometidos pela doença a não desanimarem durante o tratamento.

A ação acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura (Fundação Cultural e Secretaria da Educação), o Hospital Santa Casa, além de dezenas de outros apoiadores.

Trata-se de uma iniciativa para unir forças contra o câncer, que reunirá centenas de participantes, dentre eles pessoas que venceram a doença, pacientes que estão rumo à vitória e dezenas de apoiadores que oferecerão diversos serviços gratuitos à comunidade.

“Este contato e a partilha de informações positivas, com pessoas que comungam dos mesmos desafios, e que já venceram o câncer, é uma ação fundamental para inspirarmos mais vidas rumo à vitória”, destaca Marley Lisabete Formentini, Secretária Especial da Cultura do Município de Campo Mourão e que também conseguiu superar a doença.

Idealizador do projeto, o médico oncologista do hospital Santa Casa, Edson Luiz Michalkiewicz falou sobre a importância do evento, lembrando que até então nada havia sido feito para mostrar à população que o câncer tem cura.

“Sempre houve campanhas de prevenção de câncer para quem não tem a doença e quer evitar de ter; diagnóstico precoce com exames preventivos, além de campanhas de sensibilização para familiares do paciente, ajudando os mesmos a enfrentarem o problema. No entanto, nada é feito após o tratamento para mostrar o resultado positivo. O que constatamos é que a grande maioria é curada da doença, mas essa informação não chega à comunidade, por isso a ideia de criar o Encontro da Vitória para prestigiar e comemorar a vitória daqueles que venceram a doença”, afirma o médico.

O evento também serve para quebrar certos tabus do câncer e mostrar que Campo Mourão conta com grandes profissionais e atendimento diferenciado para a cura da doença.

“Com isso queremos mostrar que a pessoa não precisa se desesperar ao receber o diagnóstico de um câncer. Sabemos que é uma doença séria, mas que tem cura e por isso a importância de não perder a esperança, a fé e o otimismo. A maioria é curada e leva uma vida normal”, assegura Michalkiewicz.