Conferência Municipal de Saúde neste domingo

A Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Saúde realizam neste domingo (14), a partir das 8 horas, no Espaço Allure, a Conferência Municipal de Saúde. O objetivo é avaliar a situação da saúde, propor melhorias e definir diretrizes e prioridades a fim de fortalecer as políticas públicas no setor.

“Há dois anos a conferência elencou prioridades e elaborou o Plano Municipal de Saúde. Agora vamos avaliar e se necessário fazer alterações para adequar o Plano com a realidade atual”, explica o secretário municipal, Sérgio Henrique dos Santos.

Na audiência também serão votadas as propostas apresentadas pela população nas pré-conferências, onde foram apontadas sugestões como implantação de conselhos nos bairros, humanização do atendimento, bem como discutida a falta de algumas especialidades médicas.

Durante a conferência também serão eleitos os novos membros para o Conselho Municipal de Saúde, composto por
28 titulares e 28 suplentes. São 14 representantes dos usuários, 7 dos trabalhadores e 7 do gestor-prestadores.

O evento é considerado primordial para definir a aplicação dos recursos públicos no setor. “Vale lembrar que o Conselho é deliberativo, portanto, é quem define as aplicações de recursos na Saúde”, complementa o secretário.