Conferência discute direitos da pessoa com deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria da Ação Social da Prefeitura de Campo Mourão, promove na próxima terça-feira (17) a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, marcado para começar às 8h00, será realizado no Centro Social Urbano, e tem por finalidade discutir os direitos da pessoa com deficiência e tratar das perspectivas e desafios na implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Diversas palestras estão programadas. Entre elas a de Maria Filomena Cardoso André e Alfredo Roberto de Carvalho, que trará para o debate o tema acerca dos aspectos legais e perspectiva educacional da pessoa com deficiência, bem como o processo inclusivo. A conferência também colocará em foco uma discussão em plenária com o referendo dos Conselheiros da Gestão 2012-2014. E na parte da tarde, os presentes serão divididos em grupos para ler e aprovar propostas e eleger os delegados que levarão as propostas para a Conferência Regional da Pessoa com Deficiência.

O secretário municipal da Ação Social, Samoel Kozelinski, destaca que a conferência é fundamental para identificar os problemas e dificuldades enfrentados pela pessoa com deficiência. “Muitas vezes essas pessoas têm seus direitos negligenciados pela sociedade”, afirma Kozelinski. Para o encontro, ele espera um público de 150 pessoas, entre pessoas com deficiência física e representantes de entidades envolvidas com deficientes físicos, além do governo e sociedade civil.

PALESTRANTES – Maria Filomena Cardoso André é tetraplégica e coordenadora da assessoria de políticas públicas e da inclusão social das pessoas com deficiência. Ela é graduada em direito e especialista em direitos processual civil contemporâneo. Alfredo Roberto de Carvalho é cego e graduado em pedagogia. Mestre em educação, ele também é especialista em educação especial e em fundamentos da educação.