Campanha Setembro Lilás promove palestras e testes rápidos com idosos nesta quinta-feira

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estará nesta quinta-feira (14), das 8 às 11 horas, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Modelo para realizar testes rápidos de HIV e sífilis em idosos do grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos). A ação faz parte da campanha Setembro Lilás, voltada a promover a saúde e prevenir doenças na população idosa do município.

 Também nesta quinta-feira haverá palestras sobre violência contra a pessoa idosa nos CRAS asa leste (9 horas) e Lar Paraná (14 horas).  “Toda a rede de apoio no cuidado com a pessoa idosa está envolvida nessa campanha”, explica a fisioterapeuta do NASF, Ana Fernanda Vecchi. Segundo ela, nesta semana a campanha promove panfletagem em todas as Unidades de Saúde com orientações sobre quedas e incontinência urinária.


O encerramento da campanha será no dia 27 de setembro (Dia Municipal do Idoso), com uma palestra sobre Oficina da Memória, no Sesc. O Setembro Lilás é realizado desde 2014 e tem como objetivo mobilizar a sociedade em relação aos direitos da pessoa idosa, e ao amadurecimento do indivíduo em relação as mudanças do processo do envelhecimento. No ano passado, mais de 800 idosos foram alcançados pela campanha.